COVID-19: Melhores práticas e protocolos de segurança
Para que possamos garantir a segurança de todos que frequentam o nosso estabelecimento, os protocolos estão mais rigorosos. O que está sendo feito é um reforço aos nossos padrões, seguindo às melhores práticas já recomendadas pelas autoridades competentes, como o Ministério da Saúde e a ANVISA. Além disso, estamos reforçando junto ao nosso quadro de colaboradores, os procedimentos oficiais recomendados pela OMS, para que todos sigam às melhores práticas individuais de prevenção ao contágio. Convidamos você a fazer parte deste processo. Ainda que sem previsão de abertura, estamos prontos, trabalhando para manter o ambiente seguro e protegido para a sua estada.
Chegada e saída no hotel
- Com a intensificação da higienização dos quartos, nosso check-in será realizado às 15h e o check-out às 12h;
- O check-in será realizado preferencialmente de maneira on-line pelo hóspede;
- Em sua chegada, solicitaremos a aferição de sua temperatura, para sua própria segurança, além dos demais;
- Se houver necessidade, o atendimento será organizado em fila, com distanciamento de 1.50 metros entre o balcão do recepcionista e o hóspede;
- Haverá totem com dispenser de álcool gel 70% contendo informações resumidas sobre o novo protocolo de higienização.
- As canetas, quando utilizadas pelos recepcionistas e/ou hóspedes, e caixa de assinatura dos documentos, deverão ser de uso individual e não poderão ser compartilhadas entre os colaboradores e clientes;
- As bagagens dos hóspedes serão devidamente higienizadas;
- Terão reforço na higienização: Chaves e os cartões toalha, antes e depois de terem contato com o hóspede, e as máquinas de débito e crédito (devidamente envelopadas com plástico filme ou capa protetora), assim como computadores, tablets e celulares usados em serviço;
- Caso entre e saia do hotel para realizar passeios, compras ou visitas, pedimos que tome cuidado com a devida higienização.
Áreas Comuns
- Disponibilizaremos dispensers de álcool gel 70% em áreas estratégicas das dependências da pousada;
- Serão distribuídos nas áreas comuns placas com orientações de higienização;
- Os ambientes serão mantidos bem ventilados, com janelas abertas, sempre que possível;
- Em ambientes climatizados, o ar-condicionado será mantido com filtros e dutos regularmente limpos e com a manutenção intensificada;
- Removemos jornais, revistas e livros para evitar contaminações indiretas;
- Locais e objetos de uso comum, como cadeiras serão higienizados após o uso de cada hóspede.
Acomodação
- Haverá um lacre na porta certificando que a ninguém adentrou o recinto após a higienização;
- Intensificamos a rotina de limpeza;
- A utilização de Mop será expandida a todos os ambientes, inclusive paredes;
- Limpeza de maçanetas, boxes, controles e qualquer superfície (granito, espelhos, vidros, louças, torneiras, pisos e etc) será realizada com peróxido de hidrogênio (limpador de alto impacto contra vírus e bactérias na concentração 1/64, conforme orientação da Anvisa);
- Serão disponibilizados álcool 70% e lenços descartáveis nos quartos para higienização de objetos trazidos de fora;
- Os cardápios estão agora plastificados, para devida higienização e também podem ser disponibilizados de maneira virtual.
Restaurante
- Entrada no ambiente após devida higienização;
- O restaurante contará com o funcionamento de apenas 50% da sua capacidade, mediante horário marcado e com marcação das mesas;
- Qualquer refeição será servida de maneira individualizada no quarto do hóspede ou no restaurante, mediante marcação de horário com serviço à la carte;
- Garçons utilizarão máscara face shield.
Check-Out
- Dar preferência a cartão por aproximação;
- As máquinas de débito e crédito (devidamente envelopadas com plástico filme ou capa protetora) serão higienizadas antes e após o uso.
Lavanderia
- O responsável da lavanderia receberá capacitação constante sobre as medidas a serem feitas para a desinfecção, além da limpeza das mãos, braços e face;
- A lavagem da das roupas serão feitas em alta temperatura, com equipamentos industriais;
- Todo o enxoval limpo, será guardado em sacos protetores Oxford na cor AZUL;
- Todo o enxoval sujo, será coletado pelo agente de higienização e será guardado em material impermeável;
- Equipamentos de Proteção Individual e materiais de limpeza, serão separados por uso e grau de contato;
- Agente de higienização, que tem contato com o banheiro e produtos químicos para desinfecção, usará equipamentos de proteção e
vestimentas de cores únicas; - Toda a vestimenta e equipamento de proteção, serão nominados, lavados e separados na lavanderia.
Colaboradores
- É obrigatório o uso de máscaras no trajeto ao trabalho e durante todo o expediente de labor;
- Camareiras e equipe de manutenção, trocarão de máscara a cada quatro horas e a equipe de cozinha, a cada duas horas ou, quando a máscara estiver umedecida;
- Todos os colaboradores serão instruídos constantemente sobre os riscos de infecção em qualquer local da Ilha;
- Colaboradores estão proibidos de oferecer caronas a terceiros;
- Garçons, equipe de recepção e atendimento, utilizarão face shield;
- Os colaboradores terão a temperatura aferida antes de ingressar em nosso estabelecimento;
- Caso a temperatura esteja acima de 37.3°, aguardar mais 10 minutos para refazer o teste. Caso seja comprovado que a temperatura
permanece acima do normal, será solicitado que o funcionário retorne para sua residência e procure assistência médica; - Os aparelhos de medição de temperatura serão higienizados após cada uso;
- Mãos deverão ser higienizadas através de dispenser de álcool em gel 70% instalados em locais estratégicos, tais como recepção, restaurantes, refeitórios, cozinha e corredores;
- Os colaboradores deverão evitar locais fechados. Janelas e portas deverão ser abertas para a circulação do ar natural (evitar ar-condicionado), sempre que possível;
- Os uniformes serão lavadas por nossa equipe de lavanderia, por questões de higiene e segurança;
- Antes do início da jornada, os colaboradores deverão limpar os calçados com borrifador de substância higienizadora e lavar as mãos e braços antes de se deslocarem ao posto de trabalho;
- Equipe de cozinha não utilizará luvas, mas deverão lavar as mãos e braços com água e sabão, para desinfecção, a cada 20 minutos.
- Equipe de limpeza e manutenção dos quartos, utilizarão luvas longas, máscaras e equipamentos completos de EPI, tanto para sua proteção quanto para segurança na manipulação dos produtos de desinfecção;
- Na volta do intervalo e ao término de cada expediente, os colaboradores deverão refazer os procedimentos de desinfecção, trocando de máscara e deixando com o responsável da lavanderia.